Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

domingo, 10 de agosto de 2014

A CAIXA DE PANDORA - 1929

Die Büchse der Pandora, 1929
Legendado, Georg Wilhelm Pabst

Formato: AVI 
Áudio: alemão
Legendas: Pt-Br
Duração: 109 minutos
Tamanho: 700 MB
Servidor: 1Fichiers (Parte única)

LINK
Parte única

SINOPSE
O editor-chefe de um importante jornal, Peter Schön (Fritz Kortner), tem uma coquete, Lulu (Louise Brooks), como amante - um caso que está sendo cada vez mais comentado. Ele planeja se casar com a filha do ministro do interior, no entanto Lulu força uma situação que faz com que Peter se case com ela. O casamento dura apenas um dia, pois ele ficou com ciúme de seu filho, Alwa (Francis Lederer), que é bem próximo de Lulu, que o considera seu único amigo. Este ciúme acaba provocando uma briga entre Lulu e Peter. Ao brigarem pela posse da arma dele o revólver dispara e Peter morre. Ela é condenada a 5 anos de prisão, mas seus amigos dão um falso alarme de incêndio, provocando um tumulto, e assim ajudam Lulu a fugir do tribunal. Tentando deixar o país, ela é chantageada pelos "amigos", que ameaçam dizer para a polícia onde ela está. Lulu pode ser "comprada" por um "negociante" do Cairo e, para evitar isto, ela conta apenas com seu pai dela e Alwa.

Fonte: Adorocinema
The internet movie database: IMDB - NOTA IMDB: 8.0



ANÁLISE

Não são muitos atores, mesmo entre os melhores, que conseguem imprimir uma presença tão marcante nas telas quanto Louise Brooks no papel de Lulu, em A Caixa de Pandora (Pandora’s Box / Die Büchse der Pandora, 1929). Sem desmerecer o trabalho de Georg Wilhelm Pabst, o diretor, sem Brooks o filme ainda seria bom, mas não seria o tanto que é.
Louise Brooks e Georg Wilhelm Pabst
Lulu já era uma personagem conhecida do público alemão, tanto nos palcos quanto no cinema, e por isso houve certa crítica ao ser chamada para o papel uma estadunidense. No entanto as críticas se dissiparam diante do magnetismo com que a atriz atrai não somente os demais personagens, de homens a mulheres – aliás, é talvez o primeiro filme com uma personagem explicitamente lésbica –, como atrai também o público.
No primeiro ato somos apresentados à bela personagem e a maneira como ela usa sua beleza para cativar as pessoas ao seu redor e delas receber favores. Quanto mais a conhecemos, mais encantados ficamos, apesar de todas as suas falhas. Ela é enérgica, impulsiva, temperamental, interesseira… e ao mesmo tempo aparenta tamanha inocência que é difícil condená-la. Em seu corpão de mulher madura, Lulu não passa de uma criança em sua personalidade.
A maior prova disso é quando seu relacionamento com Dr. Schön (Fritz Kortner) é ameaçado pelo casamento deste. Lulu, uma dançarina, decide não fazer o número de um espetáculo do qual Schön é patrocinador. Isso põe em risco a apresentação já em andamento. O homem tenta argumentar com ela; sem resultados, pois o comportamento desta é totalmente infantil. Desesperado e atraído, ele a beija – somente para ser flagrado pela noiva. A expressão vitoriosa de Lulu é impagável.
Aí se abre a caixa de pandora a que o título da obra se refere, ou talvez já tenha sido aberta num período pré-narrativa. A partir daí deflagra-se uma sucessão de tragédias, todas em torno da protagonista. Como disse, é difícil culpá-la, uma vez que a própria, por causa de sua mentalidade infantil, não percebe o sofrimento que causa e é alheia ao sofrimento que lhe causam, quando é usada por aqueles que se dizem seus amigos.
A beleza e a presença de Lulu é algo além deste mundo e por esse algo aqueles que a rodeiam são capazes de arriscar tudo. A aposta é alta: há chances de se tirar uma grande infelicidade ou uma alegria sobrenatural; sugiro que o leitor veja o filme e reflita se vale a pena tal aposta.
Pabst faz de tudo para realçar as aparições de Brooks. A iluminação acentua de maneira eficiente as feições da atriz e pinta os cenários com a dramaticidade necessária. O preto e branco não tem o mesmo detalhamento de A Paixão de Joana D’arc (filme disponível aqui no Convergência Cinéfila), conquanto tenha muito boa nitidez. Não raro vemos a magia de Lulu expressa através do brilho de seus olhos.
Louise Brooks
Mais do que destacar a protagonista, Pabst monta suas cenas com grande atenção. Há imagens belíssimas em todo o filme, não somente por causa de Brooks. O diretor soube trazer emoção e tensão quando preciso. Apenas achei o longa um pouco cansativo ao final, talvez por ter me deixado enganar pela indicação de começos e finais de ato que informam os intertítulos.
Geralmente há três ou cinco atos em obras narrativas, mas A Caixa de Pandora tem oito. Quando terminou o quinto ato pensei que as duas horas planejadas de filme passaram bastante rápido, então começou o sexto ato e percebi que havia mais uma hora pela frente. Isso de alguma forma mudou minha percepção do filme.
Por falar em intertítulos, há um bocado deles, com longos diálogos. As produções alemãs, e europeias em geral, não abraçaram com tanta rapidez o cinema falado. Pandora aparece numa fase de transição do cinema alemão; em questão de diálogos incorporados ao roteiro, figura mais ou menos entre Metrópolis (Metropolis, 1927) e M, O Vampiro de Dusseldorf (M, 1931), ambos de Fritz Lang.
De A Caixa de Pandora ficam cenas e personagens memoráveis, desde a própria Lulu, a Schön, o atormentado Alwa (Francis Lederer), a Condessa Geschwitz (Alice Roberts) possivelmente como a primeira lésbica do cinema, até uma participação importante de Jack, o Estripador (Gustav Diessl). Infelizmente o único momento de ternura fica quase no fim, logo antes de…
Análise retirada do site classicosuniversais
Screenshots






























































































Um comentário:

  1. O link deste filme esta quebrado, por favor atualize kkkkkkkk :D obrigado por tudo, este blog é foda

    ResponderExcluir

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila