Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

HOTEL MEKONG - 2012

Mekong Hotel, 2012
Legendado, Apichatpong Weerasethakul



Formato: AVI
Áudio: tailandês
Legendas: português
Duração: 61 min.
Tamanho: 857 GB
Servidor: Mega (Parte única)

LINK

SINOPSE
Um relato experimental sobre o Mekong, um dos maiores rios do mundo, que percorre a fronteira entre a Tailândia e o Laos.

Fonte: Adorocinema
The Internet Movie Database: IMDB - NOTA IMDB: 5.8


ANÁLISE

O Rio Mekong, que começa no Tibete e termina no Vietnã depois de um curso de 4 mil quilômetros, tem ciclos violentos de cheias e secas. Nos últimos anos, esse processo se intensificou, e o Mekong transbordou a ponto de desalojar pessoas no Laos e na Tailândia. Muitos culpam o desmatamento e a construção de barragens e hidrelétricas ao longo do curso do rio, na China, no Laos, na Tailândia e no Vietnã.
Apichatpong Weerasethakul compartilha dessa opinião, mas suas obras ambientadas no Mekong, como a videoinstalação For Tomorrow For Tonight e o filme feito para a TV francesa Hotel Mekong (Mekong Hotel), não tratam o assunto com panfletarismo. O cineasta sequer faz o mesmo percurso de Em busca da vida, o filme do chinês Jia Zhang-ke sobre o que sobrou de uma cidade submersa após a criação da represa Três Gargantas no seu país. Para o tailandês, cujos filmes cheios de espíritos invariavelmente tratam a vida como um acúmulo de ciclos, o Rio Mekong nunca apagará nada no seu vaivém, tudo sempre permanece - nem que seja como assombração.
Com uma hora de duração, Hotel Mekong passa a impressão de ser o filme mais inacabado de Apichatpong, porque, de fato, é um trabalho-em-andamento. Acompanhamos a estadia de alguns hóspedes no tal hotel, que fica à beira do rio. Cenas dos ensaios de um filme que o diretor preparava há anos e nunca realizou, Ecstasy Garden, são aproveitados em meio a esses registros com os hóspedes. É a permanência e a transformação do passado em algo diferente, como a própria cadência do Mekong.
Estabelecido isso, não é de espantar que, de repente, os personagens passam a incorporar espíritos passados e ser possuídos pelo fantasma pob, lendária criatura carnívora de que Apichatpong ouviu falar na juventude. O pob transforma, um a um, os hóspedes em canibais, e logo em seguida nós os vemos de volta ao "normal", conversando sobre arrependimentos ou projeções. Uma neta pede ao espírito de 600 anos de sua avó que descanse: "Nossas memórias são uma só". Já um jovem diz que reencarnará como animal: "Não sei quanto tempo levará até eu ser humano de novo".
Enquanto isso, o próprio Apichatpong grava o músico Chai Bhatana ao violão. A bela música instrumental que ele toca dura o filme todo e, como se fosse um encanto, permite que experimentemos Hotel Mekong como um tranquilo fluxo de consciência. Barulhos de carros e de uma escavadeira ampliando a margem do rio permanecem sempre ao fundo, mas a música toca mais alto. São várias camadas, afinal, que compõem Hotel Mekong, o filme de Apichatpong que mais se aproxima da ideia de palimpsesto (em grego, "riscar de novo"): os papiros e pergaminhos que eram reutilizados antigamente quando se apagavam velhos escritos para dar lugar a novos.
Há uma violência inerente ao palimpsesto, como há também no canibalismo e na engenharia ambiental, mas para Apichatpong essa violência não elimina o ciclo das coisas, embora as transforme. Hotel Mekong não é um filme de arrebatamento como os principais do cineasta -Eternamente Sua, Mal dos trópicos, Síndormes e um século e Tio Boonmee - mas inegavelmente nos transporta para um tempo suspenso, quando quatro jet skis descrevendo trajetórias que o rio imediatamente apaga (mas não apaga de verdade) podem gerar um tipo de enlevo ou mesmo de arte.
Análise retirada do site Omelete



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila