Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MOSCOU - 2009

Moscou, 2009
Eduardo Coutinho

Formato: AVI
Aúdio: Português
Legendas: -
Duração: 78 minutos
Tamanho: 700 Mb
Servidor: Zippyshare
LINKS

SINOPSE

Em Belo Horizonte, o Grupo Galpão e o diretor de teatro Enrique Diaz se dispuseram a enfrentar o desafio de “montar”, em três semanas, a peça As três irmãs, de Anton Tchekcov. O filme é composto de fragmentos dos workshops, improvisações e ensaios de uma peça que não teve e nem terá estréia.
 Fonte: Cineplayers


ANÁLISE

Coutinho segue ampliando a temática sobre as fronteiras entre os gêneros cinematográficos e sobre a natureza da interpretação.

por Geo Euzebio 


Depois de usar o palco de um teatro para explicitar as fronteiras entre realidade e ficção, e também para balançar as estruturas do que é real ou fictício dentro da tela do cinema, Eduardo Coutinho segue investigando o jogo de cena, a construção do espetáculo e das interpretações, e desta vez transforma em palco todos os espaços de um teatro, ocupando-os com os atores e suas próprias emoções.

Em Moscou, Coutinho e sua equipe elaboram uma adaptação do livro 3 Irmãs, do russo Anton Tchecov, em conjunto com o Grupo Galpão de teatro, e o desafio está em montar o máximo de atos possíveis da peça em três semanas. E nada escapa ao espectador, nem Coutinho: vemos o encontro entre a equipe de filmagem e a equipe teatral que recebe do documentarista o texto sem saber do que se trata, e assim alguns atores reconhecem a história pelos nomes das personagens, ao mesmo tempo em que são convidados a compartilharem a lembrança mais emotiva que guardam, num exercício que busca fundir as emoções e vivências dos atores a construção dos personagens que aos poucos os vemos assumindo.

Esse exercício também lembra a construção da estrutura de Jogo de Cena e suas várias interpretações das mesmas histórias, mesclando lembranças pessoais e atuações, novamente misturando realidade e ficção. Em Moscou, vale prestar atenção na cena em que o ator que interpreta o único irmão da família de irmãs faz um resumo emocionado da triste trajetória da família perdida em si mesma. Aqui já se mostra também a intenção do documentário, que fala de escombros em meio ao depósito do teatro, sem ocultar a equipe de filmagem mesmo quando um dos câmeras ainda busca a emoção nos olhos do ator, enquanto um novo take é montado. Novamente: tudo está ali exposto para que possamos repensar a construção do fictício, afastado tanto quanto possível a idéia de imitação da realidade, ainda que nos aproximando do texto pela emoção evocada pela interpretação.

Continue lendo no Cineplayers







Um comentário:

  1. Super cineasta, que faleceu há poucos anos. Muito obrigado por postarem aqui! Assisti Edifício Master, e é muito lindo. Adoro!

    ResponderExcluir

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila