Importante

Para que o blog continue é fundamental que vocês deixem o filme compartilhando por pelo menos 3 vezes o tamanho do arquivo original. Se um arquivo tem o tamanho de 1gb, é importante que vocês deixem compartilhando até atingir 3gb. Isso ajudará a manter o arquivo com seeds (sementes) para que outras pessoas possam baixam os arquivos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

VIVER A VIDA - 1962

Vivre sa vie, 1962
Legendado, Jean-Luc Godard
Classificação: Excelente
Formato: AVI 
Áudio: francês
Legendas: Pt-Br
Duração: 85 minutos
Tamanho: 700 MB
Servidor: Mega (Parte única)


SINOPSE
Viver a Vida é a primeira das obras-primas de Jean-Luc Godard na maturidade. Um relato episódico da curta vida de uma jovem prostituta (Anna Karina). Mantendo sua característica, Godard neste filme cria uma atmostera analítica e sensual, conseguindo resgatar uma beleza gélida e austera. Os primeiros pontos referenciais impressos nesta produção são: a rigorosa espiritualidade dos cineastas Carl Theodor Dreyer e Robert Bresson, e a sensibilidade esquecida do cinema mudo. Essas influências aparecem de maneira marcante, na seqüência em que a nossa protagonista antevê seu trágico futuro, nas cenas do clássico mudo de Dreyer, O Martírio de Joana d'Arc. 

The internet movie database: IMDB - NOTA IMDB: 8.0


ANÁLISE
Em francês, a expressão “viver a vida” funciona como gíria para descrever prostituição. O filme de Jean-Luc Godard que carrega a expressão no título, portanto, é uma tradução literal da narrativa, a história de uma garota bela e inteligente, mas pobre, que acaba virando prostituta em Paris para conseguir sobreviver. Um filme de Godard, porém, nunca é feito apenas de matéria-prima literal. E o título de “Viver a Vida” (Vivre Sa Vie, França, 1962) deixa isso, mais uma vez, evidente. Porque há uma conotação extra nas entrelinhas, uma conotação filosófica, quase metafísica, uma reflexão – bem ao gosto de Godard – sobre o ato de viver, com todas as complexas implicações que ele guarda.
Em certo momento da projeção, a personagem principal, Nana (Anna Karina, então mulher do diretor), se aproxima de um senhor de idade em um bar. Puxa conversa, pede que ele lhe pague um drinque. Ele concorda. Ela senta, e a conversa acaba resvalando para filosofia pura. Eles discutem o sentido da vida. Ela resume sua moral em uma frase: “Se estou feliz, sou responsável; se estou infeliz, sou responsável”. É uma frase fundamental. De maneira elíptica, ela resume a abordagem ascética, impassível, de Godard ao problema da moça. O cineasta francês assume a influência de Robert Bresson e Carl Dreyer (este último homenageado em cena-chave que se passa dentro de um cinema), fazendo um filme minimalista, distante, que é ao mesmo tempo uma elegia ao poder feminino.
“Viver a Vida” tem uma estrutura seca e compacta. É dividido em doze partes, cada uma apresentada por uma série de letreiros que resume a ação a seguir. Inicialmente vendedora de discos, Nana acaba de se separar e deixar o filho bebê com o ex-marido. Ela tem dívidas. Precisa desesperadamente de dinheiro. Pede emprestado a todos que conhece, mas não consegue nada com os conhecidos, e apela para os desconhecidos. Vai até o boulevard onde ficam as prostitutas, passeia por ali, até receber uma oferta. A prostituição vira mais do que um quebra-galho. Vira um emprego formal, que Nana encara com pragmatismo. Ela vê “A Paixão de Joana D’Arc”, de Dreyer, em um cinema de Paris. “Vendo o corpo para preservar a alma”, diz a heroína adolescente. Nana chora. Identificação completa. É o único momento de “Viver a Vida” em que a protagonista se emociona.
Nas mãos de um cineasta comum, “Viver a Vida” daria um melodrama encharcado de lágrimas. Godard, entretanto, está muito longe de ser um cineasta comum (não esqueçamos que na época da produção, durante os anos 1960, Godard era o homem para o qual todos os olhos estavam virados, inclusive os olhos dos futuros grandes cineastas da Nova Hollywood, como Scorsese e Friedkin). O francês trata o tema como uma criança mexendo em um brinquedo, com curiosidade. Inclui nele todos os seus temas fundamentais, homenageando os filmes de gângsters norte-americanos (a surpreendente seqüência final) e inserindo muitos diálogos de cunho existencialista.
Chama a atenção, em especial, o insólito e excepcional trabalho de Raoul Coutard, que logo se tornaria um dos fotógrafos mais admirados do mundo. A câmera é nervosa, agressiva. Diferentemente do que ocorria em filmes comuns, ela chama a atenção para si. Não tenta acompanhar a ação de maneira invisível. Exprime emoções: raiva, negação, irritação, candura. Tome como exemplo a primeira seqüência, com um casal batendo papo num bar. Ao invés de filmar tudo em monótonos planos e contra-planos, Godard enquadra os atores de costas, sem mostrar os rostos. Em outro momento, extraordinário, a câmera faz um verdadeiro balé em um bar de sinuca, saltando entre personagens até assumir, finalmente, o ponto de vista de Nana, que dança uma canção de modo sensual.
Curiosamente, reza a lenda que Anna Karina odiou o resultado final, alegando que Godard a havia deixado feia (alguns críticos chegaram até a escrever que o filme seria, na verdade, uma romantização da história de amor fracassada entre os dois). Quem vê o filme deve achar difícil acreditar em tal bobagem, uma vez o olhar que Godard dirige à sua musa é de indisfarçável encantamento – um encantamento melancólico, talvez, mas um encantamento concreto – banhando-a de luz e sombras em momentos de pura poesia visual. Saudado na época do lançamento nos cinemas como um filme arrojado e instigante, “Viver a Vida” não desperta tanta atenção por ter sido feito dentro de um período repleto de obras-primas – a primeira fase de Godard, até o final dos anos 1960, é venerada de modo quase religioso por cinéfilos de todo o mundo. Mas não se engane: é um filmaço.
Crítica retirada de cinereporter
Screenshots



















































































































2 comentários:

Política de moderação do comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Dessa forma, o Convergência Cinéfila reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética, ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Para a boa convivência, o Convergência Cinéfila formulou algumas regras:
Comentários sobre assuntos que não dizem respeito ao filme postado poderão ser excluídos;
Comentários com links serão automaticamente excluídos;
Os pedidos de filmes devem ser feitos no chatbox.

Att.,
Convergência Cinéfila